24 de fevereiro de 2010

Mas para quê conservar a Biodiversidade?

A protecção da biodiversidade carece cada vez mais da nossa preocupação, pois se houve motivos para que o homem degradasse a natureza desta forma, com certeza há motivos muito mais fortes, que devemos ter em conta, para aprender a conserva-la.
Podemos considerar motivos éticos, estéticos, económicos e funcionais da própria natureza, para além de muitos outros que advêm da nossa própria consciência enquanto cidadãos e seres humanos, portanto também nós fazemos parte da natureza, e o que a prejudica, também prejudica o Homem.

Consideramos as razões éticas, uma vez que o ser humano, que se considera a espécie dominante, é também como um dos causadores das extinções tem o dever moral de proteger outras formas de vida.
Devemos pensar nos motivos estéticos, pois as pessoas apreciam a natureza e gostam de ver animais e plantas no seu estado selvagem. A biodiversidade providencia uma imensa quantidade de oportunidades recreativas e de valor estético. As actividades recreativas associadas à observação da Natureza geram inumeros postos de trabalho mantendo muitos empregos a tempo inteiro. Os parques naturais são outra fonte de receita e de postos de trabalho, nomeadamente as visitas aos mesmos.

Há que ter em conta também razões económicas já que a diminuição de espécies pode prejudicar actividades já existentes, podendo ainda comprometer a sua utilização futura (por exemplo na produção de medicamentos). Não esquecendo que a economia mundial e as necessidades dos povos dependem dos recursos biológicos. Têm sido realizados diversos estudos a fim de determinar o valor económico da biodiversidade. Estes cálculos têm em atenção parcelas como a dependência da agricultura das reservas genéticas dos sistemas ecológicos naturais e as receitas que o turismo natural gera anualmente.

Finalmente há que considerar os motivos funcionais da natureza, dado que a redução da biodiversidade leva a perdas ambientais, uma vez que as espécies estão interligadas por mecanismos naturais (ecossistemas), como a regulação do clima, purificação do ar, protecção dos solos e das bacias hidrográficas contra a erosão, o controlo de pragas, e ainda a biodiversidade dos oceanos, é fundamental para a grande produção de oxigénio e consumo de dióxido de carbono.

Será que ainda não há motivos suficientes para mudarmos de atitude?

4 comentários:

  1. eeeeeeee iiiiiissssssssssooooo mmmmmmmmmmmmeeeessmmooooooo

    ResponderEliminar
  2. nossa precisa de tudo isso? é só para responder uma pergunta, e não com o texto imenso, mais apesar de tudo, eu concordo com tudo que escreveu!

    ResponderEliminar
  3. e isso ai devemos presevar o planeta a biodiversidade eu adorei

    ResponderEliminar
  4. As razões são tantas,mas infelizmente o próprio homem que se beneficia dos serviços da biodiversidade não se preocupa com ela, somos consumistas e egoístas

    ResponderEliminar