8 de fevereiro de 2010

Ameaças à Biodiversidade I

Todas as ameaças à biodiversidade se baseiam no constante desenvolvimento da humanidade e nos diversos interesses económicos que o ser humano tem na natureza, quase sempre sem se preocupar com as consequências.
Após a revolução industrial deu-se um grande aumento da poluição quer atmosférica quer da água e dos solos o que provocou não só efeitos nefastos para o Homem como também para as restantes espécies.
Os diversos danos provocados pela poluição provêm não só dos efeitos directos da poluição como também dos efeitos indirectos. Podemos considerar efeitos directos a presença de contaminantes tóxicos no ambiente que por vezes se mantêm inalterados por muitos anos, a presença de detritos provenientes do lixo doméstico que provoca a morte por asfixia em muitos animais, entre outros. Já os efeitos indirectos da poluição são por exemplo o aumento da temperatura média da atmosfera e das águas que levam a uma dificuldade de adaptação das espécies e são também a causa da invasão de águas salinas em ambientes tradicionalmente de água doce, potenciando assim, a diminuição ou extinção das espécies até então aí presentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário