11 de maio de 2011

Água "pura" ou pura charlatisse?

Surgem de vez em quando umas publicidades de jarros e outros sistemas de purificação de água que alegadamente tornam a água mais pura, com melhor sabor, etc.
Utilizam também o argumento que reduzem o calcário, o cloro e os metais pesados que possam estar presentes na água e são prejudiciais à saúde.

Alguns destes produtos usam sistemas de filtração ou de osmose inversa, que o que fazem basicamente é desmineralizar a água.
De facto, a água usada no ferro de engomar, na máquina de lavar roupa, convém ser desmineralizada para evitar depósitos de calcário que podem danificar os aparelhos.
Mas a água que é para beber, NÃO deve ser totalmente desmineralizada pois torna-se prejudicial à saúde.

A água move-se através de uma membrana semi-permeavél por osmose, e passa do meio menos concentrado para o mais concentrado de forma a atingir um equilibrio (isotonicidade).
Já o movimento dos solutos (minerais por exemplo) através de uma membrana semi-permeavel ocorre, por exemplo, por difusao passiva, isto é do meio mais concentrado para o meio menos concentrado de forma a atingir o equilibrio de concentrações.

Quando ingerimos uma água desmineralizada (meio menos concentrado) os minerais do nosso corpo vão ter tendência a passar para essa água (pois seguem o gradiente de concentração) de forma a equilibrar os meios. A água é eliminada conjuntamente com os minerais do nosso corpo. Ora a consequência disso é a desmineralização dos ossos por exemplo.


Já para não falar que a água que chega à torneira das nossas casas é sujeita a análises e controlos de rotina que garantem a qualidade da mesma. Qualquer um pode ver na factura da água os valores paramétricos dos vários compostos analisados, quer químicos quer biológicos.

Como referi anteriormente, só no caso de proteger os electrodomesticos e para a industria estes sistemas são vantajosos. Por rotina, não se deve beber água proveniente destes sistemas devido aos problemas que daí podem surgir.
Certamente os senhores que comercializam estes aparelhos percebem muito de química, mas percebem pouco de biologia...

2 comentários:

  1. aos senhores que vendem interessa pouco se faz bem ou mal.. interessa mais o lucro que lhas dá...

    ResponderEliminar
  2. Se calhar até percebem de biologia, mas percebem muito melhor de marketing...

    ResponderEliminar