31 de março de 2010

Corta aqui, cola ali....

Parece que se Já se retira areia na lagoa de Óbidos para salvar a praia da Foz do Arelho. Isto porque parece que o mar está a conquistar território a terra.

«A construção de dois esporões em pedra e a colocação de sacos de areia para diminuir a força das correntes foi considerada pelos autarcas das Caldas da Rainha e Foz do Arelho "insuficiente" para a salvaguarda da época balnear na praia onde o areal ficou reduzido a poucos metros.»

Põe-se a questão, ate que ponto o ordenamento do território deve ir?
Se o mar avança é por um processo natural, a costa litoral é uma estrutura dinâmica, vai-se remodelando e modificando pela acção abrasiva do mar. O que não havia dantes era conhecimento para prever situações como esta e piores (quando estão ameaçadas casas ou populações) e fazer um ordenamento correcto do território. Deve-se deixar a costa remodelar-se naturalmente. Na maioria dos casos, as intervenções do homem ao invés de ajudar, ainda aceleram mais o processo. Contra a Natureza podemos muito pouco….

30 de março de 2010

Humildade

As águas beijei,
As nuvens olhei,
Às árvores cantei,
Na sua beleza.

Os bichos amei,
Na sua bruteza,
Na sua pureza,
De forças sem lei.

E porque os amei
E os acompanhei,
Não me senti rei
Na Mãe-Natureza.

Francisco Bugalho, in "Paisagem"

28 de março de 2010

Transgénicos e saúde

Entre outros OGM, os que são mais polémicos e despertam mais atenção por parte dos consumidores são os alimentos transgénicos, dado que o Homem desconhece os efeitos que estes organismos têm sobre a saúde Humana e também sobre o meio ambiente. Um dos casos onde os organismos transgénicos são especialmente benéficos e úteis para o Homem é o caso das bactérias geneticamente modificadas utilizadas na produção de medicamentos como a insulina (primeiro medicamento geneticamente modificado aprovado pela FDA), o factor de coagulação para hemofílicos ou mesmo o factor de crescimento, entre outras proteínas.

Mas nem tudo são rosas, e os potenciais riscos destas técnicas residem na produção de alimentos transgénicos. Primeiro para o Homem, os alimentos transgénicos podem provocar alergias, quer em pessoas que já apresentavam hipersensibilidade a uma substância, como também em pessoas que não demonstravam qualquer tipo de alergia. Para além das substâncias alergénicas, podem ainda surgir substâncias tóxicas. Devido à ingestão de alimentos com resistência a determinado antibiótico, o ser Humano pode igualmente desenvolver resistências a antibióticos o que é prejudicial em casos de infecção por bactérias. Há ainda o risco de cancro devido à inserção de certos genes em determinadas regiões do genoma próximas de oncogenes (responsáveis pelo aparecimento de cancro).

24 de março de 2010

OGM vs Transgénicos


Desde que o Homem é Homem, que iniciou as suas primeiras experiencias na área da biotecnologia. O cruzamento de seres da mesma espécie controlado pelo Homem (selecção artificial) com vista à produção de organismos com características desejáveis, não é mais nem menos que a produção de organismos geneticamente modificados. Daí, se torna necessário explicitar a diferença entre OGM e transgénicos.


Antes de mais, todos os transgénicos são OGM, mas nem todos os OGM são transgénicos. Por exemplo, se pretendermos inserir num organismo de determinada espécie, um gene que pertence a outra espécie com vista a melhorar as características desse organismo, estamos a criar um organismo transgénico. É o caso do milho transgénico, no qual foi introduzido um gene que confere resistência a antibióticos (retirado de uma bactéria, por exemplo).


Se apenas pretendermos introduzir num organismo um gene que já pertenceu a essa mesma espécie, mas que por razões evolutivas, este gene se perdeu, não estamos a efectuar uma grande alteração nesse organismo, pelo que criamos um OGM, mas não podemos considera-lo transgénico. A finalidade é sempre a mesma: a criação de organismos com características mais vantajosas para o homem.


Normalmente, os organismos resultantes de cruzamentos seleccionados pelo homem são bem aceites, a questão polémica põe-se quando as alterações são feitas recorrendo a manipulação genética. As novas técnicas desenvolvidas permitem identificar os genes relacionados com determinada característica, altera-los e mesmo transferi-los para outros organismos, quer sejam eles da mesma espécie ou de espécies diferentes, permitindo assim criar seres que de forma natural nunca surgiriam na Natureza.

22 de março de 2010

Transgénicos, OGM e afins...

Apesar de ser um tema recorrente na sociedade ninguém sabe muito bem o que é esta coisa dos transgénicos e dos OGM... Será a mesma coisas? São coisas distintas? Nem os seus efeitos sobre a saúde... e o meio ambiente.... Mas afinal qual a sua finalidade?

Vou iniciar então este tema para os próximos posts... Espero ser esclarecedora na medida das minhas possibilidades....

19 de março de 2010

Limpar Portugal


Já deve ser do conhecimento geral, que amanhã dia 20, é o dia "L"... O dia em que se pretende limpar portugal de uma só vez... Actuando em vários locais ao mesmo tempo e recorrendo ao maior número de pessoas possível para ajudar...

É pois uma iniciativa muito nobre... Mas infelizmente é como tirar uma erva daninha sem lhe arrancar a raiz... É bom que as pessoas se unam por causas como estas, mas não podemos esquecer que há muito a ser feito. Não é meia duzia de indivíduos que vai resolver o problema. Há que mudar mentalidades, há que reformular os interesses, há que chegar ao cerne da questão e agir... Só actuando ao nível de quem manda é que podemos mudar realmente alguma coisa...

18 de março de 2010

Poluição atmosférica

Infelizmente parece que os alertas face ao ambiente ainda não são suficientes para as pessoas mudarem de atitude, pois Bruxelas ameaça levar Portugal a tribunal devido a poluição atmosférica.

Portugal é um dos paises onde há pior qualidade do ar, devido à presença de partículas nocivas, lançadas pelas indústrias, transportes e aquecimentos domésticos, susceptiveis de causar doenças respiratórias e mesmo cancro.

É bom que haja multas deste género a penalizar quem não cumpre as regras, principalmente porque ao contrário do que muita gente pensa a poluição não é uma coisa local, espalha-se, principalmente a poluição atmosférica (vai com os ventos por exemplo).

Não cabe só aos governantes impor leis e limites aceitaveis de poluição, também é necessário que cada um de nós se responsabilize pelos seus actos. Pois, todos nós contribuímos para o aumento da poluição, cabe-nos também a nós contribuir para a sua diminuição.

17 de março de 2010

Trocas e baldrocas...

Se por um lado a intenção é boa, «Sócrates apela à execução do novo programa para a energia», por outro, não tem ponta por onde se lhe pegue, «Quercus teme "pressão ainda maior" sobre o Ambiente»...
Afinal se melhoramos os gastos energéticos num lado mas aumentamos noutro não é lá grande política... É o que se passa com a nova estratégia governamental para a energia, que supostamente teria tudo para para melhorar (preservação do ambiente, aumento do número de postos de trabalho, diminuir a dependência face ao exterior...), mas se calhar não é bem assim...

16 de março de 2010

Biodiversidade (mais umas deixas..)

Como nunca é demais falar no assunto, e já que estamos em pleno ano Internacional da Biodiversidade, é normal e importante falar-se na sua conservação. Assim, surgiu uma iniciativa que visa promover a protecção da Biodiversidade em Portugal.
O Comboio da Biodiversidade leva hoje os portugueses interessados a observar e classificar as espécies naturais, num passeio ecológico que atravessa o Estuário do Tejo e o Vale do Sado, chamando a atenção para o ambiente.

14 de março de 2010

Ser ou não ser, eis a questão...

"Ser ou não ser, eis a questão. Qual será o partido mais nobre? Suportar as pedradas e as frechadas da fortuna cruel ou pegar em armas contra um inundo de dores e acabar com elas, resistindo? Morrer, dormir, nada mais; dizer que pelo sono poderemos curar um mal do coração e os mil acidentes naturais que a nossa carne está sujeita é, na verdade, um desenlace que todos nós fervorosamente poderemos desejar. Morrer! dormir; dormir, sonhar talvez? sim, aqui está o ponto de interrogação; quais os sonhos que teremos no sono da morte, quando escaparmos a esta tormenta de vida? Isto obriga-nos a reflectir. É tal reflexão que prolonga por tão largo tempo a vida do miserável; quem quereria suportar, na realidade, as chicotadas e os desprezos dos tempos que vão correndo, as injustiças do déspota, as afrontas do orgulhoso, as torturas do amor imcompreendido, os vagares da justiça, a insolência dos poderosos, os pontapés que o merito paciente recebe dos indignos, quando para si mesmo podia alcançar a paz com a simples ponta dum punhal? quem quereria gemer, suar sob o peso duma vida de canseiras, sem receio de alguma coisa depois da morte, essa região desconhecida de onde nenhum viajante volta? Eis o que embaraça a vontade e nos decide a suportar os males de que sofremos, com medo de irmos encontrar outros que não conhecemos. É assim que a consciência faz cobardes de nós todos; é assim que as cores natrurais da nossa resolução mais firme empalidecem perante o frouxo clarão do pensamento doentio e os projectos de grande alcance e de grande importância, graças a esta consideração, mudam de rumo e voltam ao nada da imaginação... (...)"


William Shakespeare
Hamlet

12 de março de 2010

Os três segredos da Felicidade...

...ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore...


Agora já só faltam dois!

7 de março de 2010

Ai esses ambientalistas da treta....

Depois tragédia que assolou a Madeira, resta seguir em frente e recostruir o que foi deitado a baixo pelas chuvas e pela lama. Para além de querer "pôr tudo bonitinho", Alberto João Jardim teve também a brilhante ideia de querer roubar algum território ao mar e assim estender o Funchal mais um pouco, à semelhança de outros paises como a Holanda por exemplo. O que me interessa daqui é que este senhor quando interrogado pela jornalista da SIC, que lhe perguntou se seguiria o plano em frente mesmo contra as indicações dos ambientalistas, ao que este ser iluminado respondeu algo do género: "o ambientalista aqui sou eu...."

Pois muito bem, depois admire-se que há desgraças...

(Ainda não consegui encontrar o video da notícia, mas se encontrar ponho aqui).