24 de março de 2010

OGM vs Transgénicos


Desde que o Homem é Homem, que iniciou as suas primeiras experiencias na área da biotecnologia. O cruzamento de seres da mesma espécie controlado pelo Homem (selecção artificial) com vista à produção de organismos com características desejáveis, não é mais nem menos que a produção de organismos geneticamente modificados. Daí, se torna necessário explicitar a diferença entre OGM e transgénicos.


Antes de mais, todos os transgénicos são OGM, mas nem todos os OGM são transgénicos. Por exemplo, se pretendermos inserir num organismo de determinada espécie, um gene que pertence a outra espécie com vista a melhorar as características desse organismo, estamos a criar um organismo transgénico. É o caso do milho transgénico, no qual foi introduzido um gene que confere resistência a antibióticos (retirado de uma bactéria, por exemplo).


Se apenas pretendermos introduzir num organismo um gene que já pertenceu a essa mesma espécie, mas que por razões evolutivas, este gene se perdeu, não estamos a efectuar uma grande alteração nesse organismo, pelo que criamos um OGM, mas não podemos considera-lo transgénico. A finalidade é sempre a mesma: a criação de organismos com características mais vantajosas para o homem.


Normalmente, os organismos resultantes de cruzamentos seleccionados pelo homem são bem aceites, a questão polémica põe-se quando as alterações são feitas recorrendo a manipulação genética. As novas técnicas desenvolvidas permitem identificar os genes relacionados com determinada característica, altera-los e mesmo transferi-los para outros organismos, quer sejam eles da mesma espécie ou de espécies diferentes, permitindo assim criar seres que de forma natural nunca surgiriam na Natureza.

11 comentários:

  1. Muito bom, muito bom.:}

    por: @laaragurgel.

    ResponderEliminar
  2. simples e claro. era só isso que eu queria saber.
    muito obrigado

    ResponderEliminar
  3. Obrigado :p
    Finalmente consegui arranjar uma maneira de explicar no meu oral a diferença entre OMG e Transgénicos. É que falar e ninguém perceber é péssimo, muito obrigado ...

    ResponderEliminar
  4. Legal mesmo minha professora gostou
    Ass:felipe

    ResponderEliminar
  5. Ótimo texto, muito bem explicado!! Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  6. Perfeito. PARABENS PARA O AUTOR DO TEXTO

    ResponderEliminar
  7. bom trabalho. gostria de ver seu tomate trangenico

    ResponderEliminar
  8. Subscrevam o meu canal no youtube, de futuro estará lá o nome do meu blog

    ResponderEliminar