1 de outubro de 2010

Dia Nacional da Água

"A água doce é um recurso precioso, básico e essencial à vida sob todas as suas formas, assumindo, por isso, particular relevância a necessidade da sua preservação. Os recursos hídricos encontram-se no topo das preocupações ambientais. A crescente escassez de água, o rápido aumento populacional, levam a que muitos se questionem se os recursos de água doce poderão vir a ser fonte de conflitos internacionais durante este século. Portugal, por exemplo, partilha 48 % das suas reservas de água com Espanha.

Poluição provoca graves prejuízos ambientais e sócio económicos

A poluição da água alem de afectar todo o ecossistema aquático traz graves implicações sócio económicas. Os peixes migradores de água doce são o grupo de fauna mais ameaçado em Portugal. Ao nível do turismo, na passada época balnear algumas praias fluviais do distrito apresentaram análises de má qualidade, impossibilitando a sua utilização. No rio Ocreza existe uma praia construída há vários anos sem poder ser utilizada devido a continua má qualidade da água. A água poluída implica gastar mais dinheiro no tratamento desta para ser utilizada para consumo humano.

(...)
Quercus faz apelo aos cidadãos e empresas

Para poupar este recurso essencial, promovendo a redução, racionalização e reutilização deste recurso. Eliminar, substituir ou reduzir o uso de agro tóxicos, detergentes, e outros produtos que causem impacto no meio aquático são algumas acções que todos podemos e devemos realizar.A Quercus faz também um apelo aos cidadãos no sentido de Alertarem as autoridades sempre que presenciarem situações de poluição e degradação do meio aquático."

http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=2165

«Quercus denuncia que programa nacional para uso eficiente da água está “na gaveta” há cinco anos

No Dia Nacional da Água, a Quercus alerta que o programa nacional para o uso eficiente deste recurso está “na gaveta”, desde que foi aprovado em Conselho de Ministros em Junho de 2005.

A associação ambientalista lembra que estão definidas, desde 2001, mais de 80 medidas para poupar água na agricultura, indústria e abastecimento para o consumo humano.

Levar água às populações representa 46 por cento dos custos de produção de água. Por isso, o programa nacional quer que, no espaço de dez anos, se consiga aumentar em 20 por cento a eficiência na utilização da água. Isto corresponderia a uma poupança de 160 milhões de metros cúbicos por ano.

Mas, “com a não aplicação do programa, não há dados sobre a eficiência no consumo, dados esses que permitiriam a selecção das medidas mais adequadas e com melhor eficiência de custo”, lamenta a associação em comunicado.

A Quercus contactou as entidades que distribuem água e concluiu que existem “muitos problemas de financiamento dos sistemas”. “Só com um preço justo e equilibrado à escala do país e metas de consumo (ou eficiência) obrigatórias (...) poderemos ter os resultados esperados em termos de poupança e eficiência na água para consumo humano”, defende a associação.

Mas o trabalho não se limita à maior eficiência. A Quercus salienta que os objectivos para a reutilização da água ainda estão longe. De acordo com o Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais, é necessário atingir até 2013 pelo menos 10 por cento de reutilização das águas residuais tratadas.

Estas medidas “são fundamentais para reduzir os custos das entidades e dos consumidores e deviam fazer parte de uma estratégia de desenvolvimento sustentável do país e de uma melhor preparação para épocas de seca”, acrescenta.
(...)»
in Público

1 comentário: