27 de agosto de 2010

"Pelo seu comportamento no terreno, as cabras são verdadeiros sapadores florestais, a preços baixos e sem precisarem de formação. Ecologicamente são unidades de reciclagem de vegetação que envolve risco de incêndios, em produtos de importância vital para as populações e economias locais".

Mário Contumélias, docente universitário,
"Jornal de Notícias", 27-08-2010

16 de agosto de 2010

Redenção

I

Vozes do mar, das árvores, do vento!
Quando às vezes, n'um sonho doloroso,
Me embala o vosso canto poderoso,
Eu julgo igual ao meu vosso tormento...

Verbo crepuscular e íntimo alento
Das cousas mudas; psalmo misterioso;
Não serás tu, queixume vaporoso,
O suspiro do mundo e o seu lamento?

Um espírito habita a imensidade:
Uma ânsia cruel de liberdade
Agita e abala as formas fugitivas.

E eu compreendo a vossa língua estranha,
Vozes do mar, da selva, da montanha...
Almas irmãs da minha, almas cativas!

II

Não choreis, ventos, árvores e mares,
Coro antigo de vozes rumorosas,
Das vozes primitivas, dolorosas
Como um pranto de larvas tumulares...

Da sombra das visões crepusculares
Rompendo, um dia, surgireis radiosas
D'esse sonho e essas ânsias afrontosas,
Que exprimem vossas queixas singulares...

Almas no limbo ainda da existência,
Acordareis um dia na Consciência,
E pairando, já puro pensamento,

Vereis as Formas, filhas da Ilusão,
Cair desfeitas, como um sonho vão...
E acabará por fim vosso tormento.

Antero de Quental, in "Sonetos"

2 de agosto de 2010

“Fará sentido falar de sustentabilidade ambiental?”

“Num momento como o que atravessamos, em que uma crise económica e social de âmbito internacional parece ter assentado arraiais mostrando pouca vontade de nos deixar, existe a tendência para concentrar os esforços nas áreas económica e social, colocando em segundo plano os aspectos ambientais. Tal tendência, embora compreensível à luz de uma forma tradicional de ver o mundo, demonstra as lacunas que persistem na compreensão do factor que é verdadeiramente a chave para o nosso desenvolvimento (desejadamente sustentável): o ambiente.

É verdade que precisamos de um rendimento para poder viver, mas esse rendimento não pode estar assente numa base imaterial ou sem especulações, como a situação actual do mundo tão bem retrata. Ora a base real do nosso emprego, do nosso rendimento, são os recursos ambientais. Sem eles não há actividade económica e sem actividade económica não é possível manter a estrutura social. Sem ar, sem água, sem solo, sem todos os recursos naturais que o ambiente nos proporciona todos os dias e de forma tão generosa, não é possível falarmos de bem-estar social e económico.

É claro que quando falamos de sustentabilidade falamos do equilíbrio entre as três dimensões – ambiental, económica e social. Mas também é cada vez mais obvio que é a dimensão ambiental que surge como factor limitante. Problemas como o das alterações climáticas, ou da escassez de água, são exemplos perfeitos de como factores ambientais podem influir de forma drástica nas potencialidades de uma dada região ou pais.

Não é tanto defender a sustentabilidade ambiental (conceito que pode ser visto como uma repetição com pouco sentido, uma vez que o conceito de sustentabilidade já contempla a dimensão ambiental), mas antes ter consciência da influência decisiva e única da área ambiental nas áreas sociais e económicas.

O contexto actual exige uma acção consciente, determinada e consequente, por parte de cada um. Não há tempo para esperar que alguém (seja esse alguém os governos, entidades publicas, empresas, etc.) dê o exemplo e mostre o caminho. Cada um pode ter um papel na construção de um futuro sustentável. Todos podemos e devemos ser agentes de mudança e promotores de um desenvolvimento sustentável nos diversos contextos da nossa vida, enquanto filhos, educadores, profissionais, amigos, vizinhos, etc. Abdicar desse papel equivalerá a contribuir directamente para a manutenção da abordagem que nos conduziu à presente situação de crise. E este é um cenário em que todos perdem e, logo, a evitar a todo custo.”

Susana Fonseca (Presidente da Direcção Nacional da Quercus) para a revista Aposta, CTT, Abril 2010