29 de janeiro de 2010

Quem são os terroristas afinal....

Afinal, parece que o "terrorista" até tem uma boa consciência ecológica...

Bin Laden usa alterações climáticas para chamar terroristas aos EUA e acaba mesmo por críticar Bush por não querer assinar o protocolo de Quioto. É com estas frases que pensamos: quem é o terrorista afinal?
Os ataques terroristas deixam muitas vítimas e muitas mortes, mas podem acreditar que as alteraçoes climáticas, a poluição e todos os atentados ambientais deixam muito mais.
É mais uma notícia que nos deixa a pensar e que nos permite perceber que afinal as coisas não são tão lineares como pensamos, e que talvez por trás de certos actos hajam também razões... (Apesar de as razões não justificarem os actos).

26 de janeiro de 2010

BBC vai pôr no ar documentário inteiramente filmado por chimpanzés

Mais uma prova de que realmente o Homem não é assim tão espetacularmente diferente nem evoluído em relação aos outros animais. Como nos mostra esta notícia, os chimpanzés são também capazes de manusear um instrumento como uma câmara de filmar e apesar de provavelmente não terem consciência de que estão a realizar um filme, as imagens gravadas dão um óptimo exemplo de como os chimpazés veêm o mundo, ajudando assim os investigadores a compreender um pouco melhor estes nossos "parentes".

24 de janeiro de 2010

"Não me toques porque és preto..."

Esta frase foi dita por uma colega cá de casa pouco mais velha do que eu. Pois é, por incrivel que possa parecer, ainda há jovens que têm este tipo de pensamento extremamente racista. Poderia ter sido dito por uma pessoa mais velha, (ainda que sem justificação), pois infelizmente faz parte da nossa cultura considerar as pessoas negras como inferiores ou más pessoas, acabando mesmo por culpá-los dos assaltos e da violência nomeadamente em bairros sociais. Como respondeu outra colega, "não é sujo, é só cor" , é triste que principalmente gente jovem ainda discrimine desta maneira.
Por mais que os assuntos sejam abordados, nunca é demais falar neles, porque quando menos se espera encontramos preciosidades destas.

22 de janeiro de 2010

Vida

Choveu! E logo da terra humosa
Irrompe o campo das liliáceas.
Foi bem fecunda, a estação pluviosa!
Que vigor no campo das liliáceas!
Calquem. Recalquem, não o afogam.
Deixem. Não calquem. Que tudo invadam.
Não as extinguem. Porque as degradam?
Para que as calcam? Não as afogam.
Olhem o fogo que anda na serra.
É a queimada... Que lumaréu!

Podem calcá-lo, deitar-lhe terra,
Que não apagam o lumaréu.
Deixem! Não calquem! Deixem arder.
Se aqui o pisam, rebenta além.
-E se arde tudo? - Isso que tem?
Deitam-lhe fogo, é para arder...

Camilo Pessanha, in 'Clepsidra'

Uns mais inertes que outros...

Químicamente falando, e não só, uma substância inerte é aquela que não reage. Tal como a maioria das pessoas que andam por aí, que não reagem também áquilo que se passa à sua volta. Deixamos as coisas passar ao lado, sem se importar, ou pior, sem sequer notar.
Com este blog tenho o objectivo de alertar e despertar consciências, no fundo fazer agir quem lê, para que deixemos de ser inertes e passemos a ser mais (re)activos.
Um dos temas que quero abordar, talvez o principal, é a Ecologia. Pois apesar de sermos bombardeados tantas vezes com este tema, parece que ainda estamos um pouco inertes.... Contudo, ao escolher este tema não me fecho a outros temas, nomeadamente da actualidade, visto que estamos cada vez mais inertes também a estes temas e a tudo o que se passa em nosso redor.